PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
O Programa de Educação Tutorial foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, primeiramente com o nome Programa Especial de Treinamento, foi transferido para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando sob responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM e passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial somente em 2004.
O PET destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES. O programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que contemple a sua formação acadêmica.
De acordo com o Artigo 2º, incisos I, II, III, IV e V, da Portaria Nº 976, os principais objetivos específicos do referido programa são os seguintes:
I. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
II. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
III. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
IV. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
V. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.
Para mais informações sobre o Programa de Educação Tutorial, acesse o portal do MEC: http://portal.mec.gov.br